Como patrocinar um evento no facebook

Tempo de leitura: 5 minutos

Patrocinar eventos no Facebook é uma ótima forma de atingir um público específico que se pareça com a sua persona e que não seria atingido de forma orgânica (sem investimento financeiro em anúncios).

Pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, você consegue segmentar nichos bem específicos de mercado, interesses, profissões, local, idade, sexo, preferências, gostos e mais um monte de coisas. Você pode, por exemplo, patrocinar para “mulher – 22 a 35 anos – com interesse em ciclismo – residente de até 30km do local X”, se o seu evento for para mulheres que curtem ciclismo e morem na cidade X. Ótimo, né?!  

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Bom, se você não sabe nem por onde começar, mas já gostou e quer patrocinar seu evento no facebook, aqui vai um guia basicão para você conseguir fazer isso da melhor e mais fácil forma!
 

 

Antes de qualquer outra coisa, se você nunca patrocinou nada, vai precisar criar uma conta no facebook e isso a gente te ensina direitinho aqui: 

APRENDA A CRIAR UMA CONTA DE ANÚNCIOS NO FACEBOOK 

Além disso, você já tem que ter feito, é claro, um evento para patrocinar e isso a gente te explica direitinho aqui: 

COMO CRIAR UM EVENTO NO FACEBOOK 

Feito isso, vamos começar! 

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COMO COMEÇAR? 

A primeira coisa que você deve fazer é entrar no seu evento e clicar no botão azul “Promover”, lá vão aparecer duas opções: “Alcance mais pessoas” e “Aumente a venda de ingressos”. Este botão também aparece na publicação do seu evento na fanpage – caso você tenha feito isso – e tem a mesma função. 

Se você deseja otimizar sua campanha para ter mais usuários propensos a responderam com “tenho interesse” ou “participar” no seu evento, então escolha a opção de “Alcance”. Será criado um impulsionamento chamado “Envolvimento” e você pode alterar o nome dele se quiser para se organizar melhor nos patrocínios.  

Já a segunda opção serve para tentar aumentar a venda de ingressos. Com ela, um botão dizendo “compre agora” será adicionado no canto direito do anúncio e o Facebook irá buscar atingir usuários mais inclinados a clicarem neste botão e serem direcionados ao site de venda de ingresso. Será criado um impulsionamento chamado “Tráfego” e você também pode alterar o nome dele se quiser.  

Você pode escolher apenas um tipo de campanha ou fazer as duas, para garantir que seu evento no Facebook bombe e as vendas também! 

 

QUEM VAI VER ESTE ANÚNCIO? 

Agora é com você!  

Aqui é onde você analisa seu público alvo e direciona o anúncio. Seu evento aparecerá patrocinado apenas para as pessoas que cumprirem os requisitos que você escolher: é aqui que você decide se o seu evento é para “mulher – 22 a 35 anos – com interesse em ciclismo – residente de até 30km do local X”, por exemplo.  

Você pode clicar naquele botão “Salvar este público” para ter esse direcionamento sempre pronto caso queira fazer vários impulsionamentos.  

 

ONDE MEU ANÚNCIO VAI APARECER? 

Na parte de editar posicionamentos, você seleciona onde exatamente você quer que este anúncio apareça: os mais comuns utilizados são no feed (a maioria) e na coluna da direita.  

Você também pode deixar nos posicionamentos automáticos que o facebook vai otimizar seu anúncio para aparecer onde for te dar mais resultados. Mas atenção porque uma das opções é instagram e daí você vai ter que vincular a conta de instagram do evento (se tiver) à fanpage. 

 

QUANTO EU VOU GASTAR? 

Na parte de “Orçamento e programação” você decide quando quer gastar e qual o período de tempo que o seu anúncio vai rodar. Se o seu evento acontece daqui uma semana, não adiantar deixar o anúncio ativo por um mês inteiro, por exemplo. Terminando de programar isso, é só clicar em continuar e finalizar o anúncio.

 

COMO FINALIZAR? 

Para terminar seu anúncio, você precisa escolher uma publicação que já esteja feita na sua página (usar publicação existente) ou criar uma nova (criar anúncio).  

Para criar uma nova publicação para impulsionar, você deve escolher a fanpage ali onde diz “identidade” e depois subir uma imagem e criar um texto.  

Atenção: essa publicação não vai aparecer no feed da sua página, será uma “publicação fantasma” que vai aparecer somente como impulsionada. 

Agora, para utilizar uma existente é só escolher a página do evento ali onde diz “Identidade” e depois selecionar a públicação que você deseja na setinha que diz “Selecionar uma publicação”.  

Prontinho! Agora é só confirmar nesta página e na próxima e aguardar a liberação do facebook, que normalmente acontece no mesmo dia. Depois disso, a publicação já estará aparecendo como impulsionada para o seu público alvo!

Agora é so esperar os resultados!  

Se você quer aprender mais sobre divulgação de eventos em todos os seus âmbitos, pode acessar um material completíssimo que preparamos clicando aqui: 

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